Retrospectiva SBUS 2020

Este foi um ano de grandes desafios para todos e para a SBUS, SOBRAMEF e FISUSAL não foi diferente. Sofremos o impacto da Covid-19 e suas incertezas, mas a união faz a força e conseguimos reverter as dificuldades em oportunidades.
Tendo como cenário o distanciamento social, criamos mecanismos para estarmos mais próximos aos nossos associados. Focamos na Educação Continuada à Distância e foram mais de 35 webinars realizados sobre os diversos temas da Ultrassonografia com a presença de professores de alcance nacional e internacional, e discussões ricas em conteúdo e experiências que tanto valorizaram e transformaram estes encontros em um marco na história Ultrassonografia com a iniciativa da SBUS.
Com firme propósito de honrar o calendário de eventos 2020, audaciosamente realizamos os tradicionais Simpósio de Medicina Fetal e Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS em versão virtual, com grande participação dos colegas. Queremos agradecer a todos aqueles que abraçaram nossos eventos com fidelidade e disposição o que proporcionou expressiva participação dos colegas em ambos os eventos.
Em 2020, demos continuidade às nossas Campanhas da Pré-Eclâmpsia e do Parto Prematuro, e promovemos as campanhas relacionadas ao Julho Verde (câncer ginecológico), Outubro Rosa (câncer de mama) e Dezembro Laranja (câncer de pele), sempre ressaltando o fundamental papel da ultrassonografia no diagnóstico precoce destas doenças.
Durante o Congresso Brasileiro, a chapa SBUS Ação foi eleita para assumir a diretor

ia 2020/2023, tendo como presidente o Dr. Rui Gilberto Ferreira, em seu segundo mandato, e como vice-presidente o Dr. Eduardo Fonseca. Na mesma oportunidade, lançamos o livro Ultrassonografia I Trimestre Pirâmide de Oportunidades, fonte de conhecimento e atualização para os nossos colegas.
Enfim, temos muito a agradecer por este ano que apesar das dificuldades nos deu oportunidade incrível de nos reinventar e fazer a Ultrassonografia brasileira crescer e frutificar. Agradecemos a confiança que todos os colegas depositaram nestas diretorias. Agradecemos, ainda, todos os professores que aceitaram gentilmente nossos convites em nossos encontros virtuais. E de forma especial os diretores e colaboradores que fazem a SBUS acontecer.
Que 2021 venha e nos traga mais alegrias. Estamos contando os dias para podermos, com segurança, encontrar cada um dos colegas e compartilhar presencialmente está relação de afeto, confiança e respeito que formam os pilares da estrutura SBUS com seus associados. Até este próximo encontro estaremos cada dia mais atuantes para engrandecer a Ultrassonografia, sem perder a vitalidade e a esperança.

Sociedade Brasileira de Ultrassonografia – SBUS
Sociedade Brasileira de Medicina Fetal – SOBRAMEF
Federação Internacional das Sociedades de Ultrassonografia da América Latina